DIAGNÓSTICO DO TESTE DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL E O TREINAMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Palabras clave:
Conhecimento, Diagnóstico, Teste de Conhecimento Profissional, Treinamento, 3º Batalhão Bombeiro Militar, Knowledge, Diagnosis, Professional Knowledge Test. Training, 3rd Military Fire BattalionResumen
O presente artigo tem como objetivo compreender o diagnóstico implementado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, através do Teste de Conhecimento Profissional e discutir o impacto do treinamento como ferramenta de ensino e aprendizagem e como estratégia para o desenvolvimento técnico-operacional dos bombeiros militares lotados no 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM). Utilizou-se como instrumentos de pesquisa a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário estruturado em amostra de 80- (oitenta) extraída de população de 90 (noventa) bombeiros militares da unidade bombeiro militar, para levantar os dados para o desenvolvimento do estudo, no período de 2021 a 2022. Os resultados da pesquisa apontam que a percepção de conhecimento nas áreas administrativas e operacionais aumentou após o tipo de intervenção de treinamento proposto nesta pesquisa. Houve redução significativa nos valores das categorias de percepção de conhecimento "insuficiente” e "regular", aumento nos valores da categoria "bom" e na categoria "muito bom". Assim como uma melhora em todas as médias dos bombeiros militares participantes do estudo, no diagnóstico Teste de Conhecimento Profissional nas áreas de conhecimento técnico operacional, 34% na área de Combate a Incêndio Urbano, 58% na área de Atendimento Pré-Hospitalar, 30% na área de Combate a Incêndio Florestal, 58% na área de Emergências com produtos perigosos, 25% na área de Salvamento Terrestre, 24% na área de Salvamento em Alturas, 12% na área de Salvamento Aquático, 27% na área de Mergulho Autônomo e 30% na área de Sistema de Comando de Incidente.
DIAGNOSIS OF THE PROFESSIONAL KNOWLEDGE TEST AND TRAINING AS A STRATEGY FOR TECHNICAL-OPERATIONAL DEVELOPMENT: A CASE STUDY
ABSTRACT: This article aims to understand the diagnosis implemented by the Board of Education, Instruction and Research of the Military Fire Department of the State of Mato Grosso, through the Professional Knowledge Test and discuss the impact of training, as a teaching and learning tool, as strategy for the technical-operational development of the military firefighters assigned to the 3rd Military Fire Brigade (3rd BBM). As research instruments, a data collection was used, which was carried out by bibliographic research, in a population of 90 (ninety) military firefighters from the military firefighter unit, to collect data for the development of the study, in the period from 2021 to 2022 The survey results indicate that the perception of knowledge in the administrative and operational areas increased after the type of training intervention proposed in this research, a significant reduction in the values of the categories of perception of knowledge "insufficient and "regular", increase in the values of the category "good" and in the category "very good". As well as an improvement in all the averages of the military firefighters participating in the study, in the diagnosis Test of Professional Knowledge in the areas of operational technical knowledge, 34% in the area of Urban Fire Fighting, 58% in the Pre-Hospital Care area, 30% in the Forest Fire Fighting area, 58% in the area of Emergencies with dangerous products, 25% in Land Rescue area, 24% in the High Rescue area, 12% in the Water Rescue area, 27% in the Scuba Diving area and 30% in the Incident Command System area.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Scintilla
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de a aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A artigos publicados nessa revista, podem ser reproduzidos parcialmente ou utilizados como referência por outros autores, desde que seja cita a fonte, ou seja, a Revista Scintilla.
Copyright for articles published in this journal are the authors, with first publication rights granted to the journal. The journal showing open access , articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.
The articles published in this journal may be reproduced in part or used as a reference by other authors, provided that the source is quoted.